Por fim acabou a espera do Sousa. Depois de 15 anos sem títulos, o Dinossauro do Sertão conquistou o Campeonato Paraibano 2024 e levantou o troféu do estadual pela terceira vez na sua história. O tricampeonato da equipe consagra uma espécie de tradição. Acontece que o intervalo entre o primeiro e o segundo título do Alviverde também foi de uma década e meia.
Depois dos vice-campeonatos recentes, o que vinha sendo um fantasma na vida do Sousa, o Dino volta a ser campeão, coroando a regularidade que a equipe vinha tendo nas últimas temporadas. Para se ter ideia, o time sertanejo chegou à grande decisão do Paraibano em três dos últimos quatro anos. Nas outras ocasiões, o clube foi superado pelo Campinense, em 2021, e pelo Treze, em 2023.
Com o título sobre o Botafogo-PB, o Sousa evitou de acumular um vice-campeonato para cada integrante do famoso "Trio de Ferro". Com isso, o Campinense segue sendo o único dos times mais tradicionais da Paraíba que nunca foi superado pelo Dino em uma final de estadual, já que o Treze foi a vítima da equipe sertaneja na decisão de 2009.
Um outra coincidência que chama a atenção é o fato de o Sousa sempre ser campeão jogando fora de casa. Em 1994, a decisão contra o Nacional de Patos foi no José Cavalcanti, em Patos; Em 2009, contra o Treze, o Dino calou o Amigão, em Campina Grande; Agora foi a vez de o Alviverde erguer a taça do Paraibano no Almeidão, em João Pessoa.