20°C 32°C
Patos, PB
Publicidade

Patos deve ter 10 grupos de candidatos a vereador nas eleições de outubro

Os partidos PSDB; União Brasil; PP; PSD; UP; PDT e Patriota, só terão candidatos a vereador sem estar exercendo o mandato eletivo

08/04/2024 às 21h49
Por: Genival Junior Fonte: Genival Junior
Compartilhe:
Patos deve ter 10 grupos de candidatos a vereador nas eleições de outubro

Pelo menos 10 partidos políticos estão se articulando para definir seus grupos de candidatos a vereador nas eleições de 2024. Os candidatos deste ano estarão distribuídos entre: Republicanos; MDB; PSB; Rede; PSDB; União Brasil; PP; PSD; PT, que deve formar federação com PC do B e PV; REDE, UP; PDT e Patriota.

O Republicanos, do prefeito Nabor Wanderley, abrigou sete vereadores, casos de Décio Motos, Tide Eduardo, Nadir Rodrigues, Fatinha Bocão, Sales Junior, Ferré Maxixe e Ítalo Gomes, enquanto o PSB, do governador João Azevêdo, ficou com os vereadores Nandinho, Marco Cezar, Willa da Farmácia e Nega Fofa, abrigando 11 vereadores da base do prefeito Nabor Wanderley, que tem ainda o partido Rede, com Davi Maia e Emano Araújo.

Entre os vereadores de oposição, Jamerson Ferreira, Sargento Patrian e Josmá Oliveira, foram para o MDB, e o vereador Zé Gonçalves voltou a integrar os quadros do PC do B.  

Já os partidos PSDB; União Brasil; PP; PSD; UP; PDT e Patriota, só terão candidatos a vereador sem mandato nas eleições de outubro.

Cada partido ou federação poderá lançar até 18 candidatos a vereador, sendo 12 candidatos de um gênero e 6 mulheres do gênero oposto, respeitando a destinação de 30% relacionada a cota de gênero.

Os partidos normalmente fazem a distribuição, destinando os 30% das vagas para mulheres, mas no entanto, não há impedimento legal para que seja 30% de vagas para o sexo masculino e 70% para o sexo feminino. As convenções partidárias vão acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, e as candidaturas serão registradas até 15 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias