20°C 32°C
Patos, PB
Publicidade

Por que 1 de abril é o Dia da Mentira?

O Dia da Mentira surgiu no século XVI e a data começou a ser propagada na França

01/04/2024 às 09h39 Atualizada em 03/04/2024 às 21h19
Por: Genival Junior Fonte: O Globo
Compartilhe:
Foto: br.images.search.yahoo.com
Foto: br.images.search.yahoo.com

"Mentira tem perna curta", mas em 1º de abril ela é liberada, quando é comemorado o Dia da Mentira. A tradição na data é brincar com as possibilidades de uma mentirinha, seja pregando peças com amigos e familiares ou mandando trotes. No entanto, uma verdade sobre esta data é que ela surgiu há cinco séculos e mesmo parecendo apenas uma brincadeira, se perpetua até hoje.

Quando surgiu o Dia da Mentira?
O Dia da Mentira surgiu no século XVI e, mesmo que pareça uma brincadeira brasileira, a data começou a ser propagada na França com um simbolismo histórico.

Qual é a origem do Dia da Mentira?
Na Idade Média, o calendário era diferente do atual, chamado de calendário gregoriano. Naquela época, na França, o ano começava no dia 1º de abril, seguindo o calendário juliano. No entanto, o rei Carlos IX decidiu adotar o formato moderno, em 1564, mas a população não adotou a mudança de cara.

Por que a data é comemorada em 1º de abril?
Com o decreto do novo calendário, quem foi resistente à mudança da data começou a ser chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram alvo de diversas piadas e brincadeiras, desde convites para festas de ano novo imaginárias até presentes e cartões de comemoração. Desde então, o 1º de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira e se espalhou por todo o mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias